top of page

Desafios da Gestão de Pessoas

Seja para líderes ou para a equipe de recursos humanos, a gestão de pessoas é um desafio constante. Cada colaborador possui sua individualidade e necessidades que precisam ser conciliadas ao objetivo organizacional. Para resolvê-los, é preciso compreender cada um deles, como:


✔ Humanização das Relações X Resultados: Observar que cada profissional tem pontos fortes mas também limitações e que todos são humanos: emoções influenciam na produtividade e a vida pessoal afeta a vida profissional. Quando gestores são capazes de assimilar a dimensão humana e não somente visar os pontos econômicos da empresa, isso proporciona qualidade de vida a seus funcionários;


✔ Produção X Aprendizado: Encontrar um equilíbrio entre investir na qualificação de colaboradores causando a ausência de tais funcionários em treinamento e visar a capacitação da equipe a fim de gerar mais resultados também é uma equação difícil. É necessário buscar desenvolver mecanismos de acompanhamento e controle que auxiliem no estabelecimento de horas mínimas de capacitação por funcionário e de expectativas de melhoria nos processos organizacionais.


✔ Treinamento X Custos: Outro dilema enfrentado pela gestão de pessoas é chegar a um equilíbrio que permita treinar os funcionários sem aumentar as despesas da empresa, de maneira que a qualificação constante se torne viável dentro de uma relação custo x benefício. A melhor abordagem é levar o treinamento para dentro de casa, trabalhando com a cultura interna e permitindo economizar recursos e aumentar o potencial e conhecimento da equipe.


✔ Tecnologia X Produtividade: Como conciliar o uso de tecnologias de smartphones e redes sociais sem afetar a produtividade dos funcionários? A melhor atitude é conscientizar os profissionais a respeito do uso responsável dessas tecnologias, deixando o lazer e a distração para os momentos específicos. Para isso, uma comunicação interna eficiente é fundamental.


Invista no seu negócio, faça a diferença. Entre em contato com o Instituto Sensum:

📞 (31) 99501-2036

21 visualizações0 comentário
bottom of page