Como dar o melhor feedback de acordo com o perfil do colaborador?

Cada pessoa é única, pois cada um tem a sua história, criação e forma de pensar. O Perfil Comportamental é uma estratégia que auxilia o gestor a fazer o mapeamento de comportamento do colaborador, apontando características e habilidades em comum em diferentes grupos. Para dar o feedback ideal para o seu funcionário, é necessário entender como agir com cada perfil comportamental.


É comum um indivíduo ter mais de um perfil, que é descoberto através do teste DISC Profiler. Através desse sistema, é apontado os aspectos da personalidade do colaborador e como afeta na sua produtividade.


Os perfis comportamentais são: planejador, executor, analista e comunicador.


Para dar o melhor feedback para cada perfil comportamental, lembre-se desses pontos:


• Comunicador:

Os comunicadores são extrovertidos e com alto astral, tendo fácil aceitação as novas propostas feitas pelos seu gestor. Entretanto, tendem desviar de assunto ou se vitimizarem ao receber o seu feedback. Uma excelente forma de incentivar a sua melhora é utilizar palavras que remetam a novidade e estimulem a competitividade.


• Executor:

Esse perfil tem facilidade de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, de forma rápida. Recebem o feedback sem se intimidar, por isso é necessário incentivá-lo, buscando a sua melhora.


• Planejador:

Os planejadores são excelentes trabalhando em equipe e em tarefas que exijam foco ao ser executado. Quando pressionados, ficam desconfortáveis.

Tem ansiedade ao receber o seu feedback, pois procura pontos para melhoria, por isso é importante deixar ele se expressar e falar da qualificação dele para o trabalho e equipe.


• Analista:

Pessoas com o perfil analista tem preferência em trabalhar sozinho, porém quando é necessário trabalhar em equipe, preferem dividir as tarefas.

Ao receber o seu feedback, costumam já saber o que está errado e propõe mudanças para a situação. A auto cobrança feita por esse perfil é alta, por isso, ao falar com o colaborador reforce as suas qualidades, e ao realizar críticas, nunca faça na frente de outros funcionários.


Entenda mais sobre perfis comportamentais com a Formação Analista Comportamental Profiler do Instituto Sensum.

190 visualizações
whatsapp-fale-conosco.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle